Em muitas visitas e palestras que faço as pessoas me questionam: qual é a melhor usina de reciclagem de entulho do Brasil? Qual é a maior? Qual é a mais eficiente? Chega a ser curioso, pois o empreendedor quer saber onde está a sua usina, abaixo, acima ou na média.
Sendo franco, não é possível responder com clareza qual é a maior ou melhor usina de reciclagem de entulho do Brasil, embora conheça o mercado de resíduos da construção e tenha visitado ao longo de oito anos algo em torno de 80 usinas e inúmeras ATTs no Brasil e no exterior não consigo chegar a uma conta que resulte numa lista de melhores empreendimentos do país.
Dessas usinas que eu já visitei, uma parcela significativa carece de tecnologia e investimento em inteligência, passando por uma mudança de cultura dos próprios diretores, embora tenham conhecimento acima do normal, acompanhado de máquinas e equipamentos de última linha.
O fato é que às vezes somos convencidos que uma usina é a maior do Brasil ou até mesmo da América Latina pelo que vimos: um terreno a perder de vista, um britador que “cospe” agregado reciclado e produz milhares e milhões de subprodutos ou um sistema ultra mega evoluído.
Pois bem, vamos aos detalhes: em alguns casos a usina tem de fato uma área muito grande, porém não pode ser enquadrada como “a maior do Brasil”, simplesmente porque ela não usa toda a área ou porque o britador e o processo não estão condizentes com a área útil do empreendimento.
Aqui entra um entendimento sobre o que é grande ou pequeno. A usina que produz dez mil metros cúbicos de agregado reciclado numa área de quinze mil metros quadrados é grande? E a usina de um milhão de m² que produz mil metros cúbicos de material reciclado? É grande?
Se houvesse um ranking de maior usina do Brasil haveria de levar em consideração a produção e o processo. Aqui também o conceito é contraditório e subjetivo, pois produzir agregado reciclado e não vender é inócuo, bem como o processo teoricamente eficiente que não funciona.
Dentre outros aspectos, o ranking das maiores usinas de reciclagem do país pode-se relacionar os empreendimentos por questões tecnológicas ou de certificação, que é um indício de qualidade total.
Posso dizer que existe sim a melhor usina, em diversos sentidos, mas que pode ser enquadrada nesse perfil de acordo com a realidade local. Cada município tem uma realidade distinta que promove ou atrasa a gestão dos resíduos da construção, assim a maior ou pior usina do Brasil nasce.
Dessa forma penso que a maior usina de reciclagem de entulho do Brasil seja aquela que consiga atender plenamente o município e produzir agregado reciclado de qualidade com venda completa.
Se você me encontrar por aí e fizer esta pergunta eu vou responder com pelo menos dez modelos de usinas.
Levi Torres
Coordenador da ABRECON