Por que as usinas de reciclagem de entulho não são viáveis? - Construplay

Por que as usinas de reciclagem de entulho não são viáveis?

Por Construplay, em 03/12/2019

Já é certo que o empreendedor do setor de gestão e reciclagem de entulho é, em sua grande maioria, amador. Esse comportamento gera uma série de consequências negativas para o negócio e para o mercado de destinação de entulho e agregado reciclado.

As usinas de reciclagem de entulho são inviáveis, especialmente no interior, em virtude da natureza da região e das decisões do poder público em não priorizar a questão. Alinhada a falta de vocação do empreendedor e ao baixíssimo retorno sobre o investimento, fica difícil concluir que a reciclagem é um negócio interessante.

Ao empreendedor, ingênuo em sua ideia, apenas corrobora as estatísticas por não entender a dinâmica do setor e embarcar numa empreitada sem enxergar sentido no negócio, afora a motivação mínima com o segmento resultando num desenvolvimento escasso da usina de reciclagem. Não é difícil achar plantas de reciclagem de entulho a venda com preços módicos e até de graça.

A experiência de muitos empreendedores é dramática nesse segmento, parte pela jactância em conhecer pouco da reciclagem de RCD (Resíduos da Construção e Demolição), e pela limitação estrutural da usina, incapaz de se adaptar ao momento e atender a demanda do mercado local.

Eu tenho dito há muito tempo que, embora o Brasil seja o segundo maior mercado de destinação de RCD, e oferta de agregado reciclado da América, ainda conta com empreendedores com visão retrógada, torta e alheado aos objetivos.

Os desafios no segmento da reciclagem de entulho não se comparam com o setor de aterros sanitários, agregados naturais e muito menos com a crise de fornecimento de material virgem em algumas cidades. A reciclagem de entulho tem a sua própria natureza e o seu movimento raramente é captado pelo empreendedor.

Entendo que a viabilidade técnica e financeira de usinas de reciclagem de entulho, áreas de transbordo e triagem e aterros de inertes está intimamente ligada ao entendimento do mercado, bem como, ao alinhamento do ambiente de negócio. Não adianta montar uma usina de reciclagem de entulho de última geração, mas com pensamento da idade média.

A viabilidade financeira das usinas e reciclagem de entulho é o maior desafio para o setor. Órgãos públicos devem buscar formas de organizar a geração e o transporte dos resíduos da construção, caso contrário, unidades de reciclagem de RCD tendem a encerrar as suas operações precocemente.

Levi Torres

Coordenador da ABRECON

Deixe seu comentário

Seu email é never shared. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*